Notícias

2ª edição do curso de Técnico Europeu de Adesão
img_1471
A segunda edição do curso Técnico Europeu de Adesão (TEA), com a coordenação do Prof. Lucas da Silva e do seu grupo, teve lugar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, entre 10 a 15 de julho. O curso TEA é acreditado pela EWF (European Welding Federation) desde 2016 e respeita as exigências constantes da diretriz EWF-515r1-10. Esta segunda edição pautou-se pela proveniência de formandos de diferentes áreas de aplicação de adesivos, o que promoveu uma excelente e intensa troca de experiências e conhecimentos. Este curso fornece conceitos fundamentais sobre ligações adesivas e transmite os aspetos relevantes do processo de adesão. Esta oferta formativa é direcionada para profissionais técnicos de produção, qualidade, etc. que utilizem a tecnologia das ligações adesivas, como também profissionais que não utilizem atualmente esta tecnologia, mas que pretendem vir a utilizar.

Toda a informação sobre próximas edições e candidaturas estão disponíveis aqui.
AdTech Newsletter #1
Caros Sócios da APAA,

Informamos que a primeira newsletter do projecto AdTech já está disponível online. Nesta newsletter o leitor pode encontrar informações referentes aos principais resultados da primeira tarefa já concluída.

Esta tarefa visa a identificação das lacunas existentes na formação na área das ligações adesivas e a comparação do estado actual da formação leccionada nos países parceiros deste projecto. Pode também encontrar informação sobre os encontros realizados no âmbito deste projecto e as principais acções de divulgação.

A newsletter pode ser consultada no seguinte link: Newsletter.
41st Adhesion Society Annual Meeting & 6th WCARP Meeting
The 2018 Annual Meeting will be held February 25-March 1, 2018 at the Catamaran Resort Hotel & Spa, San Diego, CA.

This five day event also offers a two-day short course, poster session, exhibition, student award symposium and concurrent technical sessions.

Presentations for meeting are solicited for all areas of the adhesion science and technology. If you wish to participate, we encourage you to submit an abstract. During the submission process, you will be required to select a topic area you wish to present.

Registration includes attendance at the technical meeting, all receptions and breaks, meeting proceedings and membership to the Adhesion Society. If you wish to attend the short course, visit the short course web page.

All registrations must be received on or before February 3, 2018. Any registration received after February 3 and all on-site registrations will be assessed a 20% processing fee.

View: AS Call for Abstracts 5-18-17

View: 2018 AS Meeting WCARP 6
AdTech - Uniformização da formação na área da tecnologia das ligações adesivas ao nível europeu
O projeto AdTech visa a uniformização, ao nível Europeu, da formação na área da tecnologia das ligações adesivas. Criado para colmatar a lacuna existente de pessoal qualificado nesta área, este projeto surge com o objetivo de dinamizar a criação de formação profissional e desenvolver material didático adequado.

Este projeto irá atualizar os três níveis de especialização atualmente existentes: Técnico Europeu de Adesão (European Adhesive Bonder), Especialista Europeu de Adesão (European Adhesive Specialist) e Engenheiro Europeu de Adesão (European Adhesive Engineer), em concordância com as ferramentas europeias (i.e., EQF e ECVET), de forma a promover a transparência e a transferência de qualificações.

O AdTech pretende assim impulsionar o aumento do número de profissionais especializados na tecnologia das ligações adesivas e a sua mobilidade internacional. Este projeto conta com a participação de sete parceiros oriundos de seis países europeus, sendo cofinanciado pelo programa Erasmus+ da União Europeia. A coordenação deste projeto é da responsabilidade da Universidade do Porto, na pessoa do Prof. Lucas da Silva.

Toda a informação relacionada com este projeto pode ser consultada aqui.
1ª edição do curso de Técnico Europeu de Adesão
img_2447
Teve lugar na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, entre 12 a 17 de setembro, a primeira edição do curso Técnico Europeu de Adesão (TEA), com a coordenação do Prof. Lucas da Silva e do seu grupo. O curso TEA é acreditado pela EWF (European Welding Federation) e que respeita as exigências constantes da diretriz EWF-515r1-10. Este curso pretende fornecer conhecimentos fundamentais sobre ligações adesivas e transmitir os aspetos relevantes do processo de adesão. O curso TEA é direcionado para profissionais técnicos de produção, qualidade, etc. que utilizem a tecnologia das ligações adesivas, como também profissionais que não utilizem atualmente esta tecnologia, mas que pretendem vir a utilizar.

Toda a informação sobre próximas edições e candidaturas estão disponíveis aqui.
Assembleia Geral da APAA 2017
A próxima Assembleia Geral da APAA irá ter lugar na sala L119 da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, no dia 31 de Março de 2017 às 11 horas.